sexta-feira, 4 de novembro de 2011

EM TUDO DAI GRAÇAS




POR QUE ESTA É A VONTADE DO NOSSO DEUS – 1Tss.5.18

Por Marcio Gonçalves

A oração não tem como razão principal pedir mas sim agradecer.

ORAR PRA PEDIR e ORAR PRA AGRADECER

A prova de que não oramos corretamente para pedir é que raramente oramos com a mesma frequência e fervor para agradecer. Pois se tudo que pedíssemos fosse com a mentalidade de que não merecemos, ao receber ficaríamos imensamente gratos.

Mas quando pedimos com fervor e não agradecemos com o mesmo fervor, dá-se vê que entendemos ter recebido por mérito e não por graça.

A oração de agradecimento em tudo é a prova que cremos realmente que tudo o que pedimos só pode nos ser dado por misericórdia e não por mérito.

POR QUE DEVEMOS ORAR POR TUDO?

Talvez não deveríamos orar se Deus fosse-nos devedor. Se Ele tivesse alguma obrigação para conosco. Se pagássemos pelos benefícios.

A oração por todas as coisas é o reconhecimento de que qualquer coisa que temos e recebemos vem de Deus por graça e não por dever divino. Vem por misericórdia Dele e não por mérito nosso.

O corpo que temos é graça. A roupa que vestimos é graça. A comida que comemos é graça. O ar que respiramos é graça. O cônjuge e os filhos... graça. Os pais são graça.

Mesmo que qualquer uma destas coisas não nos agrade em algum sentido ou em algum tempo, precisamos dar graças a Deus, pois nos foram benção de Deus em algum tempo. Foram dádiva de Deus para o nosso bem em algum sentido ou momento da vida.

A alegria da dádiva não está na dádiva em si e sim no doador dela. Não é ver que o que se recebeu é muito bom, mas sim que é muito bom aquele que nos deu. Não é ver que é a melhor coisa aquilo que recebi, mas a melhor coisa é receber qualquer coisa boa daquele que merecíamos a ira, a rejeição, a condenação.

POR QUE DEVEMOS AGRADECER POR TUDO?

Reclamar das coisas que temos é ter a mentalidade de que merecíamos mais do que temos. Quando na verdade nada merecemos.

Assim, não orar agradecido é a clara revelação de não levarmos o evangelho da graça as suas ultimas consequências. Acreditamos que Deus nos dá muitas graças, mas também muito direitos.

Entretanto devemos dar graças a Deus por tudo, POIS ESTA E A VONTADE DO VOSSO DEUS.

E quando passamos por adversidades? Como podemos agradecer por isso? Respondo. Se você não é filho, o que lhe resta é reclamar. Mas se és filho deve dar graças, pois as adversidades na vida de um filho não são desgraças e sim graças, pois o Pai por isso o permitiu o que do contrário não permitiria.

Se todas as coisas colaboram para o BEM daqueles que amam a Deus e são chamados para o seu propósito, entendemos que a crise em que momentaneamente estamos passando faz parte de um grande “quebra cabeças” dos propósitos magníficos e eternos de Deus. Como não dar graças por fazermos parte disso?

Uma situação dolorosa não é algo necessária e essencialmente mal. E uma situação prazerosa não algo necessariamente bom.

Não adianta darmos graças a Deus por que é certo e sim por que somos realmente gratos. Pois do contrário não é a vontade de Deus.

Cada segundo da sua vida é um ato de misericórdia de Deus. Por isso dê a Deus graças por tudo e a todo instante. Neste momento... por exemplo...

Com carinho

Pr. Marcio Gonçalves.
Blog Oficial: prmarciogoncalves.blogspot.com

(1Tm.4.4; 2Co.1.11; Fp.4.6; Ef.5.20)

Nenhum comentário: